Ricardo III Não Terá Lugar no Itaú Cultural

Ricardo III não terá lugar / Foto: Divulgação

Estreada em dezembro de 2015, com direção de Lucas Vitorino, a montagem de Ricardo III Não Terá Lugar ou Cenas da Vida de Meierhold tem como ponto de partida a trajetória verídica da prisão e morte de um diretor teatral durante o governo de Joseph Stalin, enquanto preparava-se para encenar texto de William Shakespeare sobre os bastidores políticos de um monarca que não mediu esforços para chegar ao poder.

A dramaturgia do romeno Matéi Visniec inspira-se no último pesadelo de Vsévolod Meierhold antes de ser assassinado na prisão, em 1940, por ordem de Stalin. Assim, a trama costura a censura política com a vida de Meierhold e a força do teatro, no qual o elenco composto por Filipe Dias, Lucia Machado, Marcio Gonçalves, Rodolfo Vetore e Thalita Duarte vivencia cenas como um fuzilamento, um ensaio de teatro, um casal que conversa sobre a vida, uma peça censurada, uma visita inesperada e um ator com medo de interpretar o tirano Ricardo III.

A proposta de montagem surgiu dos Núcleos de Pesquisa em Teatro Russo, desenvolvidos pelo Grupo Pandora de Teatro nos CEUs, quando mergulharam no trabalho de Meierhold e seu teatro popular e de vanguarda. Assim, deram início a um processo de criação com foco no estudo das formas de controle do regime totalitário soviético no período Stalinista. Dessa forma, chegaram ao trabalho de Matéi Visniec, e a Richard III n’aura pas lieu, dramaturgia que traz elementos do Teatro do Absurdo, do Realismo Fantástico e do Surrealismo, utilizando uma síntese entre postura politizada e devaneio subjetivo.

Serviço: Ricardo III Não Terá Lugar Ou Cenas da Vida de Meierhold
02/08, 20h.
Direção: Lucas Vitorino. Com Filipe Dias, Lucia Machado, Marcio Gonçalves, Rodolfo Vetore e Thalita Duarte.
Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149.
Ingressos: Grátis (distribuídos com uma hora de antecedência). Duração: 75 min.
Em cartaz até 02 de agosto de 2016.